Dados de Investigação

São os dados usados na investigação científica enquanto fontes primárias, comummente aceites na comunidade científica como necessários para validar os resultados da investigação. São recuperados e produzidos através de uma ampla gama de formatos: conjunto de dados digitais, bases de dados, resultados de inquéritos, imagens ou objetos.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia definiu uma recomendação para a disponibilização de dados de investigação. A Comissão Europeia, no programa Horizonte 2020, permitiu aos investigadores responsáveis por projetos europeus que optassem por disponibilizar os dados produzidos.

A partilha de dados de investigação está dependente de uma boa gestão e vários financiadores de ciência já solicitam no processo de candidatura um Plano de Gestão de Dados. A plataforma DMPonline é compatível com as exigências de diversos financiadores.

O grande desafio está na qualidade dos dados produzidos. Em 2016 foram desenvolvidos os princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) que servem de orientações para a comunidade científica durante o processo de gestão e partilha de dados.

A plataforma Zenodo é um repositório de dados de investigação multidisciplinar gratuito, onde os investigadores podem depositar os seus dados em diversos formatos. O Zenodo é compatível com os projetos da Comissão Europeia e cumpre os princípios FAIR.